Menu

Cinco perguntas que todo empreendedor deve fazer ao acordar

(Divulgação / Pixabay)

Hoje em dia, empreender significa vencer uma série de desafios diários na tentativa de alcançar o tão sonhado sucesso. Apesar de não existir um guia de educação empreendedora para atingir essa meta, algumas dicas podem ajudar no processo.

É o caso das cinco perguntas listadas pelo colunista Deep Patel, do portal “Entrepreneur”. Os questionamentos devem ser feitos pelo empreendedor diariamente. Ao conseguir responder todas elas, o empresário consegue traçar um panorama amplo e detalhado do que deverá ser feito ao longo de sua jornada. Confira quais são eles:

1) Por que você está fazendo isso?

O principal ponto dessa pergunta é que ela te obriga a analisar seus desejos e impulsos, ajudando-o a perceber suas reais motivações e se elas vão alterando ao longo dos anos. Além disso, ajuda a obter diferentes perspectivas sobre seu modelo de negócio, instigando criatividade e inovação, reafirmando suas ambições e descobrindo se a estruturação do negócio está correta. Se você não sabe o real motivo de estar embarcando nessa ideia, é hora de ligar um sinal de alerta.

Um desdobramento desta questão é tentar pensar no que você pretende chegar. Segundo Patel, é importante saber como será o resultado final de todo o seu trabalho. Diante destas respostas, ficará mais fácil direcionar sua carreira para onde você deseja ir.

2) Qual o propósito da sua empresa?

Para responder essa pergunta, uma dica é começar pela missão da sua companhia. Quais são suas metas e valores dessa empresa? As respostas são o coração da ideia e sem elas é impossível desenvolver seu futuro e optar pelas melhores oportunidades que podem aparecer. Elas devem ser flexíveis para que sejam alteradas se preciso em caso de expansão.

Entretanto, é importante que sejam específicas e relevantes para a construção de um modelo de negócio conciso. Ao ter uma nova ideia, pense se ela se adequa aos valores da sua companhia e se seu propósito se encaixa. Do contrário, melhor mudar o caminho.

3) Onde está seu negócio exatamente agora?

Este é o momento de perceber em que posição sua ideia empreendedora está. Essa resposta requer tanto um olhar emocional quanto analítico do empresário responsável pelo negócio.

A pergunta pode ajudar ainda a compreender suas emoções e como se sente em relação à ideia. Ao refletir sobre essa questão, o empreendedor tem a chance de entender melhor seu estado mental e como este aspecto pode influenciar suas tomadas de decisão no futuro.

 4) Que lições você está aprendendo?

Diante das dificuldades diárias, todo empreendedor é um aluno em tempo integral. Tanto as conquistas como as derrotas trazem lições que devem ser absorvidas em tempo real, segundo o autor do artigo.

Falhar é uma parte da jornada de um empreendedor e o que distingue os melhores dos comuns é a capacidade de melhorar a cada erro. Ao aprender com tropeços, é mais fácil encontrar melhores oportunidades e ainda mais fácil se esquivar de outras fadadas ao fracasso.

 5) O que vem em seguida?

Uma das principais perguntas que um empreendedor deve fazer. No mercado, é fundamental estar sempre antecipando seus próximos passos para não encontrar problemas pelo caminho. É através deste questionamento que o empresário consegue esquecer do trabalho diário e pensar no resultado deste esforço no futuro.

Se preparar para mudanças é uma das principais características de um empreendedor de sucesso, já que o mercado tem se tornado cada vez mais mutável. Os negócios que conseguirem sobreviver às novidades e absorverem informação serão mais propensos a atingir o sucesso. Por fim, estar aberto à novas ideias e soluções criativas pode ajudar na resposta dessa questão.