Menu

Futebol e economia criativa estão mais próximos do que você imagina

A Rússia, este ano, está recebendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo de Futebol da FIFA. As 32 seleções classificadas foram divididas em oito grupos na fase inicial e, agora, apenas 8 sobraram para as quartas de final. E quando falamos de copa, a economia criativa não está muito distante. Todos os anos, na Dinamarca, é realizada a Creative Business Cup (CBC), com empreendedores de mais de 65 países.

Apesar distância entre os dois temas, e importância da Copa do Mundo para fãs de futebol é tão importante quanto a Copa Criativa para os empreendedores criativos. Ser qualificado para representar seu país na final sediada em Copenhagen, na Dinamarca, é emocionante e desafiador como toda a caminhada do Brasil até conseguir sua vaga na Copa do Mundo da Rússia.

Na última edição, que aconteceu no final de 2017, cinco empreendedores venceram a Creative Business Cup em categorias diferentes. A Suécia, por exemplo, que ainda viva nas quartas de final da Copa do Mundo foi representada pela Heartstrings.


A Heartstrings, startup sueca focada em tratamento de doenças cardíacas usando uma ferramenta barata e não-invasiva que rastreia doenças coronárias em estágios iniciais, foi vencedora na categoria Creative Business Investor Pitch, levando para a Suécia um prêmio de 5 mil euros.

Desde 2012 a final da CBC acontece na Dinamarca, e desde então, a Alemanha trouxe mais vezes startups vencedoras, são quatro prêmios em seis edições. E por pura coincidência, a seleção alemã de futebol já tem em sua história quatro copas do mundo, mas já estão fora da edição deste ano na Rússia.

creative_business_cup_02

Indo mais a fundo nos países da Copa do Mundo da FIFA, dos oito classificados para a fase quartas de final, cinco tem edições nacionais da Creative Business Cup. Pode se dizer que o futebol está relacionado com a economia criativa? Provavelmente não, mas números como esse mostram a importância que várias nações ao redor do mundo estão dando a criatividade, ao empreendedorismo e economia criativa.

No Brasil isso não é diferente, desde 2012, ProjectHub, em parceria com o Ministério de Negócios e Crescimento da Dinamarca, organiza a versão nacional da Creative Business Cup com as melhores startups de economia criativa do país. E desde 2016, a ProjectHub passou a liderar, também, a iniciativa no Canadá.

Apesar das proporções menores, a Copa do Mundo Criativa tem um número de países parecidos que estão interessados em desenvolver não só seu futebol, mas também suas ideias e projetos criativos. As edições nacionais da Creative Business Cup já estão acontecendo, a do Canadá, por exemplo acontece em setembro, e a grande final na Dinamarca acontece em novembro.

Para ficar por dentro da Creative Business Cup, fique ligado na ProjectHub