Menu

Criativos pré-selecionados para Virada Sustentável 2015/2016

É com imenso orgulho que compartilhamos aqui no blog a lista dos 10 projetos pré-selecionados para representar a Economia Criativa dentro da Virada Sustentável 2015\2016. 

Há cerca de um mês, lançamos uma chamada convidando a Rede de Empreendedores Criativos da Project Hub a inscrever seus projetos, na plataforma, com o intuito de agregar uma boa dose de Criatividade e Sustentabilidade ao evento que já virou parte do calendário anual da Cidade de São Paulo: A VIRADA SUSTENTÁVEL

Todos os projetos que recebemos foram muito inspiradores e compartilhamos agora, um breve resumo dos 10 projetos escolhidos:

BRINCANDO COM FOLCLORE - Proponente: Paula Giannini
Um projeto que, por meio do resgate de antigas brincadeiras, traz as crianças e adultos dos dias de hoje, o encanto e a magia de jogos lúdicos de antigas gerações, se tornando assim, uma nova possibilidade na formação de indivíduos mais criativos e participativos.

CINE BOA PRAÇA - Proponente: Claudia Perrota
Comungando da ideia de que “Cinema é um modo divino de contar a vida” de Federico Fellini, o projeto visa proporcionar diante da grande tela, o resgate a prática de assistir filmes coletivamente e a liberdade de soltar a imaginação, tocados pelo jogo de luzes e sombras, pelas tramas e seus personagens. 

CIRANDA FILMES - Proponente: Fernanda Heinz
A partir de produções audiovisuais, nacionais e estrangeiras, que em sua maioria tem acesso limitado ao grande público, a Ciranda de Filmes pretende integrar a Virada Sustentável o Cinearte na Av. Paulista, aprofundando, a partir de  filmes, rodas de conversa e vivências lúdicas, dois temas essenciais para uma sociedade sustentável: a relação da criança com a natureza e o “protagonismo infantil”.

CÂMARA CLARA - Proponente: Jatobá Cultural
O projeto “Camera Clara” reúne crianças para uma iniciação à arte da fotografia. O projeto se divide em oficinas sobre a técnica de pinhole, criação de máquinas fotográficas, sessões de fotografia, discussão do material produzido e exposição. Tudo isso com o intuito de apresentar uma nova forma desse jovens expressarem suas vísões de mundo. 

CONTAÇÃO EM PRAÇAS - Proponente: Tulipa Produções Artísticas
O Projeto visa a conscientização para a importância da real mudança de hábitos no que diz respeito à economia dos bens naturais do nosso planeta, utilizando a informalidade presente nas praças públicas como meio de disseminar essas boas práticas. 

MARATONA FOTOGRÁFICA - Proponente: Caju Cultural
O projeto cultural da “Maratona Fotográfica Cidade de São Paulo“ é um evento cultural com um formato diferenciado que contempla um concurso fotográfico, com temas específicos e que tem como premiação uma exposição ao ar livre e também em uma plataforma digital. 

MÚSICA ARTESANAL - Proponente: Jatobá Cultural
Iniciativa busca valorizar a música de instrumentos confeccionados artesanalmente: Rabeca, viola caipira, pífanos e etc. Os músicos Renato Munhoz e Harrison Oliveira se juntam de forma simbiótica para compartilhar e enriquecer suas próprias trajetórias como compositores, luthiers e músicos multi-instrumentistas.

OFICINALAB - Proponente: Alexandre Kelemen
Escola com foco na experimentação, onde os alunos aprendem os conceitos, criam projetos com o apoio de especialistas, colocam tudo em prática e, por fim, levam para casa o fruto do seu trabalho.Além disso, uma oficina de Cowork para “fazedores”, que combina escritório e oficina, onde se juntam profissionais com as mais diferentes formações mas com um objetivo comum: fazer.

PLATAFORMA DA ARTE - Proponente: Ana Rubia
Um experimento para criar uma plataforma digital, que estabeleça uma rede de fornecedores e prestadores de serviços para todos os setores da ECONOMIA CRIATIVA, em uma operação cruzada com a ECONOMIA VERDE, orientado para a sustentabilidade ambiental e social, com a inclusão e aperfeiçoamento da mão-de-obra especializada em Arte.

SALVANDO A ÁGUA, SALVAMOS A TERRA - Proponente: Ícone Produções
A peça teatral “SALVANDO A ÁGUA, SALVAMOS A TERRA”, de Achileu Nogueira Neto, produzido pela Cia dos Ícones, utiliza situações do cotidiano aliadas à estrutura do lúdico do teatro para abordar, com a criança, temas de enorme demanda de esclarecimentos para a população, no início da formação do cidadão; para que, no presente e no futuro, esta criança seja uma multiplicadora consciente do real significado de cidadania.

A ProjectHub e a Virada Sustentável agradecem a todos os Empreendedores Criativos pela participação, envolvimento e óbvio, criatividade em todo o processo!

Reserve na agenda de 27 a 30 de agosto, por toda a cidade em SP, mais uma edição da VS!